quarta-feira, 22 de junho de 2011

Memórias do SENHOR PEIXEFRITO, o recenseamento de 1950

Pintei esta tela lembrando-me do ano de 1950, que com meus 18 anos de idade, realizei o recenseamento na
zona rural do município de PIRACAIA.
Na época foi feito um concurso para selecionar os recenseadores, eu foi um dos classificados, e como tinha
passado em primeiro lugar, obtive o direito de ser o primeiro a escolher o setor.
Escolhi o setor que era da margem direita do rio Cachoeira, com as divisas dos municípios de Joanópolis,
Bragança e Atibaia, pois além de ser o maior, continha varias fazendas, como a Fortaleza, Nicolino Russo,
Lamartine Peçanha, Ciro  Freire, Tico Peçanha, Santa Cruz etc, e nós ganhava-mos por produção, mais
pessoas e casas recenseadas, significava mais dinheiro.
Aluguei um cavalo, e nas segundas-feira saia de casa para o trabalho,e retornava nos sabados, como era
jovem e tinha espirito aventureiro, não ligava quase para nada, comia onde me ofereciam comida, e dormia
onde me davam pouso.
Dormi varias vezes em capelas da beira das estradas, escolas municipais, paios, etc.
Guardo em minha memória quando fui dormir na escola do bairro do Pinhal, em que fiz da mesa da professora, minha cama, e quando estava quase pegando no sono, senti algo andando por cima de mim, e
como não existia luz elétrica para ver, risquei um palito fósforo, pois carregava uma caixa deles, porque
fumava.
Quando acendi o fósforo, para minha desagradável surpresa, vi diversos ratos andando por cima de mim,
imediatamente levantei-me com medo e nojo, indo sentar em frente da escola o resto da noite, cochilando,
esperando o dia amanhecer, ainda bem que era uma noite quente

Como podem ver, o municipio de Piracaia era praticamente agrícola, sendo que na parte rural se concentrava
a maior parte da população.
No perímetro urbano de nossa cidade tinha 3.600 habitantes, sendo que somente no meu setor registrei quase 3.000 pessoas, e havia varios setores com outros recenseadores.
Não sei dizer o total dos habitantes de todo municipio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário