terça-feira, 30 de agosto de 2011

Piracaia nasceu sob o SINAL DA CRUZ,,

-Portanto vou relatar neste seu pedaço da história, construção, ampliação e reforma de suas Igrejas.
-Todos sabemos que nossa cidade nasceu, após a construção de uma capela em louvor à Santo Antonio de
Padua, pela nossa fundadora Dona Leonor de Oliveira Franco em uma colina escolhida por ela em sua vasta
propriedade.

_Esta pequena capela no inicio comportava os poucos moradores do vilarejo, mas o povoado foi crescendo e como já tinha um Padre em definitivo, o querido neto de Dona Leonor , Padre Camillo de Moraes Lellis, os dirigentes do povoado decidiram ampliar.a capela.
Sua ampliação foi com os mesmos materiais usado na pequena capela,barro e madeira, que os escravos barroteavam, fazendo surgir um templo com a capacidade de receber maior numero de fieis.
-Nesta época em nosso Pais existia a famigerada escravidão,nossos irmãos africanos eram arrancados de suas terras e transportados em navios negreiros para o Brasil,que após serem vendidos aos fazendeiros como
cabeças de gado, eram levados para suas propriedades como escravos.
-A pequena vila, Santo Antonio da Cachoeira, fazia parte do Brasil, e os fazendeiros da região tinham também
escravos, e os infelizes, mesmo os libertos. não podiam frequentar a capela Santo Antonio, por serem pretos,
como podem ver, não foi nos Estados Unidos que existiu a segregação, mesmo  após ser abolida a escravidão
em  1865 naquele Pais, como também na sua própria terra a Africa do Sul com seu apartheid.

-As missas, crismas, batizados e casamentos eram realizados em um barraco sem paredes, onde hoje se localiza a Praça do Rosário, pois era proibido para os pretos frequentar a capela de Santo Antonio.
Naquela época já existia pessoas com idéias abolicionista, que não suportava a escravatura, como o cidadão,
Domingos de Oliveira Leme, que não se conformando com a descriminação em relação aos pretos,decidiu investir em uma Igreja para eles, e com colaboração de todos, escravos e libertos construíram depois de muito trabalho, com as tradicionais taipas,que foi terminada no ano de 1871.
-O lindo templo,ainda hoje permanece firme apesar de todos estes anos, sendo que após terminada era maior que a capela da Matriz, mas sem as duas torres, que foram construídas anos depois.

-A inauguração da Igreja Nossa Senhora do Rosário , foi o dia mais festivo pelos descriminados irmãos pretos, que após ser benzida, foi celebrada uma Missa,com toda população presente, brancos e pretos juntos em um ato confraternizador, esquecendo a cor das peles, seguido das festividades que se alastrou até a noite, com muita comida(afogado), aguardente e caldo de cana.
-Esta confraternização entre eles ficou praticamente naquele dia, pois a descriminação contra os pretos continuou, sendo que até na década de 1960, presenciamos com revolta uma cena descriminatória , pois foi realizado um baile de formatura no Clube Recreativo Piracaiense , e os formandos é quem fazia os convites.
-Entre os convidados estavam dois de nossos amigos, estimados cidadãos de nossa comunidade, os jovens
Dinanci e Pedro Filipe, e quando se apresentaram com os convites na portaria,o PRESIDENTE em exercicio,impediu, apesar de nossos protestos, a entrada deles por serem pretos, (não cito o nome dele em respeito aos seus familiares, mas ele sabe o absurdo que cometeu).
-No ano 1883, com a nomeação do Padre Antonio Gonçalves de Oliveira como pároco da cidade, a era dourada de Santo Antonio da Cachoeira começou a dar seus primeiros passos,pois tinha uma grande visão sobre o progresso, e no dia 13 de Junho de 1884,dia da festa do Padroeiro, com grande assistência de fiéis e
autoridades, assentou-se a pedra fundamental da nova e atual Igreja da Matriz .

-Em 1887, tendo sido coberta a capela maior da futura Matriz, demoliu-se a Igreja Matriz velha,pois as Missas , batizados, crismas e casamentos podiam , mesmo que precariamente serem realizados , mas este Pároco construtor , não era pessoa de ficar esperando acontecer, pois no inicio do século 20, mandou demolir a parte da frente da Igreja do Rosário, e reconstruiu-a , que ficou embelezada com as duas torres, existente até hoje..

-No dia 5 de Novembro de 1891, inaugurava-se o magestoso templo, a nova Igreja da Matriz,construída sob a direção técnica do valoroso Padre Antonio,cuja obra começaram logo depois de assentada a pedra fundamental em 1884, com ajuda de todos os cachoeirenses, ricos, pobres, brancos e pretos.

-Quando se demolia a velha Matriz, ninguém acreditava que o valente Vigário concluísse em breve tempo, entretanto 6 anos depois estava satisfeita uma das maiores aspirações do incansável sacerdote, uma Igreja considerada como uma das melhores do interior do Estado, que comportava no seu interior de 5 a 6.000 pessoas, que se enchiam de orgulho e emoção ao ver as imagens de seus Santos de devoção em seus respectivos altares.
-No dia de sua inauguração toda a população , autoridades da cidade e convidados de fora estavam presentes, demonstrando uma alegria fora do comum, com rojões e musicas de banda musical regida pelo maestro José Freire,com as danças das congadas e caiapó,dando vivas ao grande vigário, e ao Santo Padroeiro Santo Antonio.
-Durante a cerimonia da inauguração, um dos convidados de fora, o Padre João, vigário de Jundiai, em seu belo sermão citou uma frase em latim,"Petrus, tu es petra et super hanc petram adlificado Ecclesiam meam" e justos elogios ao Padre Antonio e ao povo de Santo Antonio da Cachoeira.

-Nos primeiros anos do século 20, o progresso de nosso municipio era evidente , nossa cidade tinha se transformado em um canteiro de obras, alem da construção das torres da Igreja do Rosário, o incansável
Padre Antonio viu que a Igreja da Matriz, apesar de notável pelo seu tamanho e solidez, precisava de algo mais para embelezar sua frente , mandou demolir sua torre que ficava no lado direito dela, e construiu a atual torre, que por sinal é linda .

-No dia 6 de Outubro , o Revmo. Padre Antonio Gonçalves faleceu, enchendo de tristeza todos habitantes
do municipio, por tudo que realizou, como pároco  e como politico, pois foi Presidente da Câmara Municipal, escolhido pelos Vereadores pelo seu idealismo, integridade,espirito coletivo,bairrismo e outras virtudes, não como os atuais, que somente pensam em favorecimento pessoal, sendo que até viram casaca, para serem eleitos, no que é uma vergonha.

-Em 1950, o pároco em exercicio,Padre Alexandre Arminas               , trouxe seu patrício, o artista plastico Antanas
Navincas, para decorar a Matriz, no qual fez um excelente trabalho, com quadros maravilhosos, e colocando
no teto da Igreja, retratos de todos os Papas, ficando nossa Piracaia com o titulo da segunda cidade do mundo, a ter esses retratos, sendo que a primeira esta no Vaticano                                                  
                                                                               




-Com o falecimento do Papa João Paulo 11,em 2/4/2005, foi eleito dia 19 /4/2005, seu sucessor , o Papa Bento 16, e o Pároco em exercício na Paroquia de Santo Antonio , Padre Pio José Braga da Silva, decidiu fazer um concurso . para  que a população por meio de votação ,escolhesse o artista plastico que iria pintar o retrato do novo Papa..
-Muitos pintores daqui e de outras cidades, inclusive de outros Estados se candidataram, sendo que o escolhido foi o artista plastico Luis Alvaro Esteves. da cidade de Barbacena do Estado de Minas Gerais, descontentando os habitantes de nossa cidade, pois tinha-mos um ótimo retratista,Wagner Piracaia,que ficou em segundo lugar., pois todos os internautas da cidade de Barbacena votou pela internet em seu artista.
-Mas a feliz idéia do Padre Pio, deu excelentes resultados , pois a mídia descobriu que uma cidade bem perto ca Capital do Estado, tinha uma bela Igreja, pinturas de rara beleza,principalmente retratando todos os Papas, de São Pedro ao atual Papa Bento 16.
-Foi uma divulgação que atingiu todo o Pais, inclusive o exterior, atraindo  todos os canais de T V, os jornais da região,o Estadão e a Folha de São Paulo, e até a revista internacional, NATIONAL  GEOGRAPHIC mandaram reportes e fotográfico para fazerem reportagens a respeito, deixando os "bairristass"como eu, super contentes, pois nossa cidade foi colocada no mapa do Estado.


-Após este acontecimento, Piracaia começou a receber turistas e mais turistas de todos os cantos do Brasil, inclusive estrangeiros , que vinham conhecer a nossa BELA  IGREJA  DA  MATRIZ,  e com isso movimentando nosso comercio, principalmente, restaurantes, lanchonetes, padarias e as imobíliaras, ,pois vinham ver a Igreja, e descobriam uma região de grande belezas naturais, e mutos compraram propriedades em Piracaia.
-Mas ...infelizmente em 2008, começou aparecer umas rachaduras na parte interna e externa da MATRIZ, e o Pároco Epifânio, juntamente com seui irmão. Padre Felicíssímo , que tinham assumido a Paróquia, por precausão , chamou os engenheiros da Condephat para ver a situação da centenária Igreja.
Os engenheiros vieram, e depois de um estudo completo,sobre a situação da Igreja, em comum acordo com os Padres, decidiram interdita-la ,por acharem que podia desabar, cujo fechamento deixou a população muito abalada, e uns membros da Igreja encabeçada pelo Padre Epifânio decidiram constituir uma comissão de cidadãos paraa arrecadar fundos para sua reforma, e acompanhar  os trabalhos.
-Como resido perto da Igreja, acompanho o trabalho desta comissão, e não tenho palavras para elogiar e agradecer a esses abnegados cidadãos, que voluntariamente se dedicam de corpo e alma para ver nossa Matriz em plena atividade, cujos membros são : Padre Epifânio, Padre Felicissimo, João Antonio Barbosa, Leonel Grunwald, Alfredo Niqueli e Moacir de Lima.

_É bonito ver os funcionários da empresa contratada por eles,a Novata Engenharias,para trabalhar na reforma, sempre com um dos membros da comissão presente, sendo que a parte da restauração artística foi confiada ao artista plastico Wagner Piracaia, pois é um excelente retratista e é da cidade..

_Não podemos esquecer a contribuição dos devotos de Santo Antonio, que adquiriram os carnês, e os anônimos que fazem suas doações com todo o amor que tem ao nosso principal patrimônio turistico e cultural, cuja empreitada é esquecida pelos politicos daqui e de fora, pois esses mentirosos prometeram ajuda , e nada fizeram, NADA,  SOMENTE  NADA
-Bem, já escrevi a respeito das  principais Igrejas de Piracaia,mas temos outras, como Igreja Santa Cruz do Leopoldo, conhecida como Igreja das Almas, localizada na Praça Padre Leonardo, construída pelos meus

tios , Leopoldo e Julica em 1933, a Igreja de São Braz em Batatuba, construída em1940, a Igreja de São Judas Tadeu da Vila dos Pedrosos, a de Jesus Misericordioso e Santa Faustina no Parque dos Pinheiros
construída voluntariamente pela comunidade, sob a direção do pedreiro Expedito E.Carvalho, a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no Bairro Capuava,construída  pelo Padre Franscísco Neves,com a colaboração da comunidade , tendo em frente minha irmã Joanita Vieira da Silva, diretora da escola do Bairro em 1983,.sendo que depois foi amplia\da pelo Padre Benedito Luis Godoi em 1994, a Igreja Imaculada Conceição no Bairro do Pião, e muitas pequenas capelas.




-Como podem ver o titulo deste relato é"Piracaia nasceu sob o Sinal da Cruz", e permanece até hoje sob este sinal, pois temos também a magnifica Gruta Nossa Senhora Aparecida, idealizada e construída por um grupo de pessoas, intitulado "GRUPO PÉ NA ESTRADA',local onde se realiza as festas, e Missas, por ser amplo e conter toda infla-estrutura necessária para abrigar muitas pessoas.

-Temos também o Santo Cruzeiro localizado no Morro da Penha, um lindo lugar que vale a pena  subir os 590 degraus da escadaria que se inicia na Gruta ,ou pela estrada da Boa Vista, pois a vista lá de cima é de uma beleza fora do comum.


TERMINO  ESTE  RELATO DIZENDO;   "PIRACAIA  NASCEU,, E  GRAÇAS  A  DEUS, PERMANECE  SOB  O  SINAL  DA  CRUZ"








..







Nenhum comentário:

Postar um comentário