segunda-feira, 9 de maio de 2011

Memórias do SENHOR PEIXEFRITO , "A MAÇONARIA"


Na nossa infância, até os sete anos de idade guardamos poucas recordações, a não ser  algum fato fora do
comum, como este que vou relatar, que esta em minha memória..
Quando estava com a idade mencionada acima, meus pais levaram-nos, eu e meus irmãos em um almoço
festivo na casa de meus avós maternos.
Devia ser aniversário de um dos meus avós, pois estavam reunidos todos meu tios e primos, e vejam que era
muita gente, pois as familias eram grandes, com muitos filhos..
No transcorrer da festa, eu, como todas crianças, tinha muita curiosidade, sai do meio deles, e comecei a
percorrer em volta da casa, olhando" isso ou aquilo", quando cheguei na frente dela, vi debaixo de uma das
escadas que adentrava na residência, uma porta semi-aberta , curioso entrei em um pequeno corredor, que tinha
em frente uma escada que levava em uma porta, e como estava semi-aberta, entrei.
Entrando vi que estava em uma sala com varias cadeiras e mesas, e olhando para as paredes , fiquei encantado ao ver que continham varias pinturas.
Fiquei vários minutos admirando os desenhos nas paredes, depois sai e fui ao encontro das outras pessoas
que estavam juntamente com meus pais e irmãos participando da festa..
Alguns anos mais tarde, fiquei sabendo que a casa foi construída pelo me avô Capitão Joaõ da Silva Pinto,
.Ela continha duas escadas na frente que levava adentro da residência, uma que existia até pouco tempo, e
outra ao lado do portão da entrada,que ia ao escritório do meu avô, e foi debaixo dela que  foi demolida, e a
porta transformada em janela , que entrei no magnífico salão que não tinha janelas, somente um pequeno
vitrô bem no alto.
Fiquei sabendo que meu avô foi o fundador da Maçonaria em Piracaia, e que suas reuniões eram realizadas
nas casas dos membros , com muitas dificuldades.,pois as casas eram pequenas, e tinham também seus familiares.                    ---A Maçonaria no final do século 19 e nas primeiras décadas do século 20 eram
descriminadas e perseguidas em nossa cidade, em que falavam coisas horríveis sobre eles, inclusive dizendo
que faziam rituais macabros, sacrificando animais, principalmente bodes..
Na verdade era outrora uma Associação secreta, de pessoas que professam princípios de fraternidade. e se
reconhecem entre si, por sinais e emblemas, entre os quais artes de construção civil, donde também o nome
popular de pedreiros-livres.        ---Em cada loja Maçônica obedecem a um chefe, "O Venerável", e se
classificam como aprendizes, companheiros e mestres..
Por causa das dificuldades em realizar as reuniões nas casas dos membros, meu avô ao construir sua nova
casa, fez um projeto para que uma das salas fosse a primeira  Loja Maçônica de Piracaia.
Como era descriminada e perseguida, mandou construir uma passagem semi-secreta para adentrar nela, e
assim fazer suas reuniões com segurança e tranquílídade,, foi por onde entrei na magnífico salão.
Mas...com o passar dos anos esta situação desagradável  de perseguição foi acabando, e hoje em dia a gente
vê que o que falavam deles eram apenas boatos de algumas pessoas malvadas que tinham influencia na cidade, e aproveitavam da simplicidade de muitos, para denegrir suas imagens.
A gente vê que os maçons são pessoas dignas e muito unidas, que em vez dos maldosos boatos, promovem
muitas benfeitorias a sociedade, ajudando em muito as entidades filantrópicas, ainda bem que o tempo
ajuda corrigir injustiças..
A casa mencionada contem dois triângulos na parte de cima de sua fachada, "um dos simbolos da Maçonaria", e tinha as iniciais do nome do meu avô J.S.P.,que infelizmente foi retirada, e em seu lugar foi
colocado as iniciais do nome da escola particular., e a escada da frente modificada.
É triste ver um estabelecimento de ensino, não compreender o "tombamento" de uma casa , e fazer modificações a seu bel prazer, ignorando a história e cultura., apesar que aqui em Piracaia muita gente pensa
que "tombar uma casa", é por ela no chão, e mandam demoli-la., veja por exemplo, o que fizeram com a
tradicional Farmácia Brandão.                        ----Ver fotos  

.       .
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário