terça-feira, 10 de janeiro de 2012

As tradicionais festas de Junho no Jardim de Cima, e de Janeiro no Jardim de Baixo, em Piracaia

Tenho escutado nas radios de Piracaia e também por algumas pessoas, e lido nos jornais que circulam na cidade,


que as tradicionais festas de Junho e Janeiro sempre foram realizadas na Praça do Rosário.
UMA  GRANDE  MENTIRA.
Mentira, pois as festas de Janeiro em louvor a São Benedito, São Sebastião e Nossa Senhora do
Rosário eram realizadas no Jardim de Baixo, e as de Junho em Louvor ao Divino Espirito Santo,
Sagrado Coração  de Jesus e do nosso Padroeiro Santo Antonio, no Jardim de Cima
.
Depois de ser mantido por muitos anos esta tradição, este quadro foi quebrado por interesses
politico e financeiro de alguns inclusive perseguições politicas na década de 80, realizando-as na Praça do Rosário, pois quem mandava na cidade eram eles, abandonando de vez o Jardim de Cima.

Primeiramente vou esclarecer "o porque, Jardim de Cima e Jardim de Baixo".   Eles eram

chamados  Jardins, porque tinham canteiros com muitas flores, e coretos, onde bandas musicais realizavam retreitas, que enchiam os olhos dos piracaienses..

Hoje em dia são chamadas praças de eventos, sem canteiros com flores, e coretos, que nos deixa
com uma tremenda saudade,principalmente vendo a  Praça da Matriz , semi- destruída, e olhem que nossa Câmara Municipal esta localizada no local, e nossos brilhantes Vereadores não conseguem ver o abandono em que se encontra.

Após este esclarecimento ,vou relatar como eram as tradicionais festas, principalmente as do Jardim de Cima.acompanhado com muitas fotos.
Os dados sobre o caiapó e congadas, adquiri da historiadora e escritora Luciana Henrique , a quem digo MUITO  OBRIGADO.

As tradicionais festas eram realizadas com muito amor , alegria e devoção pelos "festeiros", e toda

população, com apresentação nas ruas de grupos folclóricos como congadas e caiapó, e bandas


musicais, pois Piracaia tinha duas ótimas bandas, as Lira Santa Cecilia , dirigida pelo Maestro Didi

Mendes, e a São Benedito dirigida pelo Maestro Antonio do Adolfo e depois pelo  Maestro Sebastião Juca.
Vou iniciar  relatos sobre as tradicionais festas, falando sobre os grupos folclóricos , congadas e caiapó, suas origens e tradições, com saudade, pois hoje em dia é apenas uma caricatura do que era no passado.
CONGADAS,é um auto de origem africana que adapta  a coroação dos Reis do Congo aos moldes da Monarquia Portuguesa.
São cantos e danças originais da Africa e da península  Ibérica
No passado , a congada tinha a função de substituir o instinto guerreiro dos negros, criando uma luta irreal de cristãos e pagãos (mouros).
Homenagem a São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia.
Nossa cidade tinha vários grupos de congada, que vcs vão ver nas fotos, existindo (infelizmente) hoje em dia uma ou duas.

Agora relatos sobre o Caiapó .
Caiapó é um folguedo, refere-se a uma manifestação popular que, além dos aspectos coreográficos
e musicais, admite uma forma de dramatização , com a presença de personagens, uma prática coreográfica-dramática-musical bastante defendida no território paulista.
O caiapó é composta por um grupo de pessoas, na maioria homens, imitando  índios , portando



arcos e frechas, e alguns instrumentos musicais, em geral de percurção, um deles como cacique, outro como pagé, e vários guerreiros dramatizando combate entre índios e bandeirantes.

Em Piracaia, a encenação se dá em torno da doença e morte do curumin,
Os caiapós chegam alegres e festivos, mas após a a doença e morte do curumin, entristecem, deitam~se no chão e lamentam o ocorrido.


Em seguida o pagé faz um ritual magico ,com muitos gestos ,palavras e pólvora, que depois de acessa ,traz `a vida o pequeno macurú.


Então todos levantam-se e comemoram dançando o resultado positivo da pagelança.

Os personagens principais, são o cacique que comanda o grupo,e pai do macurú, o pagé, e os guerreiros.


O caiapó de Piracaia, se incorporou nas tradições da cidade no folclore.

Nas primeiras décadas do século passado, o cacique era interpretado pelo Basilião (Basilio José da Cunha), seguido depois Antonio Clarinete, Daniel, Zé Tintureiro e Zézinho Aranega.



Hoje o cacique é interpretado por Adilson dos Santos, que faz de tudo para que seja mantida a tradição, mas praticamente sozinho, pois os poderes públicos não dão a minima por nosso passado e folclore, no que se constitui em uma lástima.

Nas primeiras décadas do século XX, as roupagens dos caiapós eram feitas de penas de perus e outras aves,
que eram acompanhadas de vários instrumentos, caixas de guerra, tabuinhas, reco-reco, cuícas,


pandeiros,buzinas de chifre de boi, traziam lanças, arco e frechas.

Na década de 80, com o sumiço das roupagens de penas, o saudoso carnavalesco Nicolau Leone, idealizou e confeccionou uma nova roupagem, por sinal mito bonita, e fez renascer nosso caiapó.
com muito sucesso., mas infelizmente após seu falecimento parou , deixando apenas o valente e decidido Adilson dos Santos, lutando para que nosso caiapó seja perpetuado; (ver fotos)
                                       As procissões eram acompanhadas por muitos devotos,

Na década de 50, saiu pelas ruas de Piracaia um grupo de caiapó, chamado ," caiapó da cidade"
tendo como cacique, o Deputado Estadual Floro Pereira da Silva,  ( Ver estas duas fotos),
Floro era filho de Piracaia, um bairrista de fato, não como muitos enganadores que vem em Piracaia apenas receber votos com promessas ," nunca cumpridas ", como é o caso do Deputado Edmir de Bragança, ( DEMOCRATAS), que a vários anos recebe votos de nossa cidade, e nada faz
como exemplo sua promessa em 2009, que ia ajudar a reforma da Matriz, que somente ficou na promessa.

 Vc se reconhece, ou reconhece alguém? nestas duas fotos?

Na  década de 60, um grupo de rapazes tiveram  a ideia de for mar uma congada,

e depois de uma reunião no bar do Ditinho (localizado onde hoje é o Morimoto), fundaram a congada, ( na foto abaixo, quatro dos fundadores, Ditinho, Sapiranga e os compositores das musicas a serem tocadas e cantadas na congada, Ismael Brucubaia e Celso Belini.).


Eu batizei o grupo de congos, de Congada Peixe Frito, e
fiz um estandarte,


Com um desenho de um peixe no meio, sendo que em cima
escrevi Congada Peixe frito, e em baixo Piracaia,

3  letras das musicas composta pelos compositores piracaienses, Ismael Mathias de Oliveira ( Brucubáia), e Celso  Ferreira , (Belini), que eram executadas pelos congos.

Marcha Peixe frito, marcha
Marchando o Peixe Frito vai
Hoje aqui tão bonito
Amanhã que dele mai

Milho soca no monjolo
                                                         Café soca no pilão
                                                         Nosso pé ta espaiado
                                                         De tanto socá no chão

                                                       Batalhão do Peixe Frito
                                                       De tristeza chora
                                                      Vamos da a despedida
                                                      Pra nois ir simbora
                                                     Quem fica, fica com Deus
                                                     Quem vai, com Nossa Senhora.
A congada Peixe Frito fez um grande sucesso, pois todas cidades vizinhas de Piracaia fizeram questão de convidar-nos, para participar de seus festejos .
E a gente ia, com toda satisfação, demonstrando nossa alegria de vivermos em uma era prateada que passava nossa querida PIRACAIA.
Fotos dos primeiros grupos de Peixe frito, na década de 60, que na de 70 ficou

enorme, com muitos componentes e instrumentos .
Era linda, mas depois do ano destas fotos, encerrou suas atividades, só deixando SAUDADES.












A PEIXE FRITO, era composta até por moças da sociedade,(ver fotos), ( que saudade)








Caiapó dos anos prateados, criado pelo saudoso Nicolau Leone, ( Era somente ALEGRIA )















Na foto abaixo, Adilson dos Santos que luta praticamente sozinho para que nosso caiapó não acabe, (faço um apelo as autoridades públicas, ajudem-no.)






 NOSSO PASSADO E TRADIÇÂO CENTENÀRIA NÂO PODE SER ESQUECIDA.




O Bairrista Adilson dos Santos, se desdobra para manter viva nossa tradição, mas infelizmente não tem ajuda nenhuma dos podres público..










                                                Adilson dos Santos, e nas fotos abaixo seu caiapó



Como podem ver ,somente crianças.

 As festas eram encerradas no dia 16 de Junho, dia do niver da fundação de Piracaia, com um magnífico desfile cívico, em que participava todas as escolas do município , com suas respectivas fanfarras , e carros alegóricos;
Era lindo, "que saudades" ( Ver fotos)











A noite do dia 16, realizava-se um baile de aniversário da cidade, no Clube Recreativo Piracaiense,
localizado onde hoje se encontra a Câmara Municipal.
As orquestras que abrilhantavam os bailes eram excelentes , como a de Osmar Milani, City Swing
de Jundiai, Nelson de Tupã , Silvio Mazzuca , etc.
É uma pena ver que ficou tudo na "Era da Latinha", somente deixando Saudades.

Veja o depoimento do jovem atibaiense José de Anchieta, sobre os bailes de aniversário no
Clube Recreativo Piracaiense nas décadas de 50 e 60.

PIRACAIA E OS MEMORÁVEIS BAILES DE ANIVERSÁRIO DA CIDADE 


Nas décadas de 50 e 60, os jovens atibaianos não perdiam um baile sequer (principalmente os
de aniversário da cidade) na vizinha Piracaia, também chamada de cidade presépio.
Alguns tinham namoradinhas, e os que não tinham tentavam arrumar , que os atraia  aquela
aprazível cidade, protegida pelo enorme Cruzeiro fixado no alto da colina, abençoando  todos.


Naquela época ninguém tinha automóvel, o que tornava a viagem uma aventura deliciosa .
Costumava-se tomar  o último trem, que partia da estação de Atibaia às 20 horas,e, iam todos felizes, cantando as canções da época e ensaiando alguns passos , dos ritmos novos que






estavam surgindo,  ritmos que estava tomando conta  da mocidade.
A única preocupação na viagem era quando as fagulhas expedidas pela fornalha da locomotiva
que, não raras vezes, fazia estragos no terninho azul-marinho da rapaziada .
Chegando em Piracaia, ficava-mos no Jardim da Matriz, participando ou admirando o footing, 
esperando o inicio do baile, escutando as belas musicas do serviço de auto-falantes do Walter 
Puccinélli, ou uma das bandas da cidade executando dobrados e valsas no coreto do jardim.
à espera do inicio do baile que ocorria, normalmente por volta das 22 horas.


Eramos bem recebidos pelos piracaienses, que nos dedicavam atenção e carinho, quebrado apenas
quando os chamávamos de" peixe frito", dai podia até virar em brigas.
A sede do Clube Recreativo Piracaiense ficava no próprio Jardim da Matriz, e era dotada de uma
boa pista de dança, e um palco que acolhia de 15 a 20 músicos com folga.

O casal Lígia e Euclides (Tito) Queiroga
Tito era considerado o melhor bailarino da época 


AS melhores orquestras brasileiras se apresentavam naquele local e abrilhantavam memoráveis
bailes, que ficaram enraizados na memória de muitos.
Terminando o baile lá pelas 4 ou 5 horas da manhã,  tínhamos que fazer hora na cidade, pois  o
primeiro trem para Atibaia partia as 7 horas da manhã.
QUE  SAUDADE.

Não era somente os jovens de Atibaia que vinham em Piracaia, pois nossa cidade era a capital
da alegria na região Bragantina, então vinha jovens e famílias de Joanópolis, Bragança, Nazaré,
Perdões, inclusive da capital, desfrutar da alegria contagiante da nossa "ERA PRATEADA"



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